Logotipo loading CEMA Hospital

Foco nos avanços da oftalmologia para melhor qualidade de vida

Cada vez mais a Oftalmologia vem avançando para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Não somente no domínio de lentes e de técnicas cirúrgicas, como também no uso de modernos recursos tecnológicos, como o laser, para as sequelas que atingem o órgão mais sensível do olho, a retina. Doenças de dimensões públicas como, por exemplo, a hipertensão e o diabetes, comprometem a visão gradativamente. Isso fere a qualidade de vida das pessoas.

É nesse contexto, em que o avanço científico e tecnológico precisa caminhar lado a lado com a excelência do corpo clínico e cirúrgico, que o Hospital CEMA definiu seus princípios. Princípios que se fortalecem não apenas com competência técnica, mas sobretudo com um atendimento humano, sensível e cordial.

Cirurgia da Catarata

A atual cirurgia realizada é chamada de facoemulsificação. Nela, o cristalino é quebrado e aspirado através de um aparelho de ultrassom. Após a aspiração do cristalino, uma Lente Intraocular (LIO) é implantada, com o intuito de restituir a função do cristalino.

Indicações


Quando a opacificação do cristalino prejudica consideravelmente a visão.

Procedimento


Após a cirurgia de catarata é necessário o implante desta Lente Intra-Ocular (LIO). Para entender a real função da LIO, uma breve explicação da função óptica do olho se faz necessária. O olho humano funciona como um sistema dióptrico em que a imagem é formada na retina. A luz para atingir a retina, deve atravessar os meios transparentes do olho (lagrima, córnea e cristalino). Em alguns casos, a imagem fica distorcida por erros refracionais como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Para se obter uma visão perfeita, para longe, esses erros refracionais precisam ser corrigidos, através de óculos ou lentes de contato. O cristalino tem uma propriedade exclusiva, chamada acomodação, que promove a visão de perto, propriedade esta que é perdida após a remoção do mesmo. É necessário o implante da Lente Intraocular para restabelecer o poder dióptrico do olho. Existem vários tipos de LIOs e, basicamente, podemos dividir em três grupos os modelos existentes:

LIOs padrão


Que corrigem os erros refracionais básicos como miopia e hipermetropia. São implantadas por uma incisão de no máximo 3 mm.

LIOs especiais


Que corrigem os erros refracionais básicos como miopia e hipermetropia, são asféricas e corrigem algumas aberrações corneanas. São implantadas através de uma microincisão de 1,8 a 2,2 mm.

LIOs premiums


Que corrigem o astigmatismo e a visão de perto (multifocal), são asféricas e implantadas através de microincisão.

Ilustração

Orientações


A cirurgia é realizada no centro cirúrgico, com anestesia local e sob sedação. O paciente tem alta no mesmo dia sem nenhum tipo de oclusão.Toda cirurgia de catarata, assim como qualquer procedimento cirúrgico, está sujeita a todas as adversidades como inflamação, infecção e não obtenção do resultado desejado; havendo, em alguns casos, a necessidade de outros procedimentos cirúrgicos de reparação.Para realização do procedimento cirúrgico, uma gama de exames pré-operatórios é necessária e todos realizados no próprio Hospital CEMA.

Valor da Cirurgia:

Esclarecemos que valores de procedimentos cirúrgicos são informados pelo setor de internação após o cirurgião ter indicado a técnica a ser utilizada, tendo em vista que cada caso tem suas particularidades e, somente após o exame clínico completo no paciente será possível fornecer o orçamento.

Faça o
agendamento online
das suas consultas

Clique aqui