Logotipo loading CEMA Hospital

O que diferencia um atendimento de otorrinolaringologia

Três importantes aspectos diferenciam um serviço de otorrinolaringologia: agilidade diante do caráter de urgência ou emergência predominante no paciente; o atendimento adequado à faixa etária de quem está sendo assistido pelo especialista e o cumprimento de um protocolo previamente definido.

Modernos recursos de diagnóstico e terapia são fundamentais na evolução favorável do tratamento, porém o senso clínico e a habilidade cirúrgica do otorrinolaringologista, tanto nos atos eletivos quanto nos emergenciais, continuam sendo a base da qualidade médica. Com essa linha de trabalho, o Hospital CEMA conquistou prestígio e credibilidade, tornando cada paciente um cliente da Instituição.

Dacriocistite


O que é


A dacriocistite é a infecção do saco lacrimal que costuma ocorrer devido à obstrução do canal nasolacrimal (dacriostenose). Este canal transporta as lágrimas do olho para o nariz. Com o canal obstruído, as lágrimas em vez de serem drenadas até a parte superior do nariz se acumulam e correm pelas bochechas.

Dacriocistite aguda
Produz uma inflamação rápida e repentina entre o olho e o nariz, uma infecção grave que causa dor, edema local e risco de celulite facial ou orbitária. Ou seja, necessita de um tratamento clínico imediato. E, posteriormente, um tratamento cirúrgico para evitar novo quadro.

Dacriocistite crônica
A obstrução baixa da via lacrimal causa um aumento do saco lacrimal que, como não tem saída, acumula secreção e aumenta de tamanho. Necessita de tratamento cirúrgico para tratar a obstrução e reconstituir novamente uma via lacrimal pérvia

Dacriocistite do recém-nascido
Produzida por um estreitamento congênito do canal nasolacrimal.

Causas


A Dacriocistite é causada pelo estreitamento ou obstrução lacrimal. Se as lágrimas são incapazes de drenar, elas se acumulam no saco lacrimal, ocasionando a inflamação ocular e lacrimejamento excessivo (epífora). Isto pode ocorrer em indivíduos com Traumatismos nasais, Desvios de septo, Rinite hipertrófica, Pólipos nasais, Hipertrofia do corneto inferior e Dacriostenose congênita residual.

Sintomas


Os sintomas típicos de dacriocistite aguda incluem:
Inflamação: início súbito de dor, vermelhidão e inchaço na área sobre o saco lacrimal na parte medial da pálpebra inferior, no canto interno do olho
Blefaroptose em S
Lacrimejamento excessivo
Inflamação dos ganglios pré-auriculares
Secreções de muco ou pus dos olhos
Febre

Exames


A Dacriocistite pode ser diagnosticada por um exame oftalmológico completo no próprio consultório. Nos casos crônicos uma Tomografia de Órbitas deve ser solicitada, para melhor avaliação. Em casos seletos a biopsia pode ser necessária.

Tratamentos


A dacriocistite aguda requer um tratamento urgente para evitar complicações. Trata-se mediante:
Compressas quentes que são colocadas com frequência
Antibióticos
Cefalexina para os casos leves
Cefazolina para casos graves
Incisão e drenagem se um abscesso se formou.
O tratamento com antibiótico pode ser modificado a partir dos resultados da cultura.

A dacriocistite crônica é tratada mediante a dilatação do canal nasolacrimal com uma sonda, após a inoculação de um anestésico local, como Propanocaína e Tetracaína. As anomalias nasais que possam ter ocorrido devem ser corrigidas.

Cirurgias


Se o tratamento conservador não resolver, podem ser aplicados os seguintes procedimentos cirúrgicos:

Dacriocistorrinostomia: consiste em criar um novo canal de drenagem entre o saco lacrimal e o nariz.
Dacriocistectomia: remoção ou ablação do saco lacrimal.

Faça o
agendamento online
das suas consultas

Clique aqui