Logotipo loading CEMA Hospital

Foco nos avanços da oftalmologia para melhor qualidade de vida

Cada vez mais a Oftalmologia vem avançando para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Não somente no domínio de lentes e de técnicas cirúrgicas, como também no uso de modernos recursos tecnológicos, como o laser, para as sequelas que atingem o órgão mais sensível do olho, a retina. Doenças de dimensões públicas como, por exemplo, a hipertensão e o diabetes, comprometem a visão gradativamente. Isso fere a qualidade de vida das pessoas.

É nesse contexto, em que o avanço científico e tecnológico precisa caminhar lado a lado com a excelência do corpo clínico e cirúrgico, que o Hospital CEMA definiu seus princípios. Princípios que se fortalecem não apenas com competência técnica, mas sobretudo com um atendimento humano, sensível e cordial.

Lentes Intraoculares

O envelhecimento provoca a perda de flexibilidade do cristalino. Essa perda de flexibilidade compromete a habilidade que o sistema visual tem de focar objetos de um ponto distante a outro mais próximo. Essa perda de flexibilidade é chamada de presbiopia.

Ilustração

Com essa perda de flexibilidade existe uma maior dificuldade em se focar objetos próximos, e atividades como a da leitura ficam mais difíceis de serem realizadas, a visão fica embaçada, e é necessário afastar os objetos (síndrome do "braço curto") para focalizá-los.

Ilustração
Síndrome do Braço Curto

Entenda a Catarata


A catarata consiste na opacificação do cristalino, lente que auxilia na visão tanto para longe quanto para perto. Quando o cristalino está opaco a luz que passa por ele não é focada em apenas um ponto e a visão fica embaçada. O único tratamento para a catarata é a remoção do cristalino (cirurgia de catarata) e implante de uma lente intraocular (LIOs).

Lentes Intraoculares (LIOs)


As lentes intraoculares (LIOs) são lentes calculadas pelo exame de biometria. Essas lentes substituem o cristalino que é retirado na cirurgia de catarata. As LIOs estão disponíveis em diversos materiais e modelos e variam de acordo com o fabricante.

As LIOs são implantadas através de uma pequena incisão e, quando dentro do olho, são posicionadas e assumem sua forma final. Devido ao pequeno tamanho da incisão, a cirurgia de catarata não necessita de sutura ou ponto para o fechamento da incisão.

Entenda a diferença entre as lentes:


Monofocais


As LIOS monofocais permitem a correção do erro refracional esférico (miopia ou hipermetropia) apenas para visão de longe, o que significa que para visualizar objetos próximos o paciente ainda necessitará do uso do óculos.

Ilustração
Simulação da visão com lente monofocal

Multifocais


As lentes multifocais permitem a correção do erro refracional esférico (miopia ou hipermetropia) tanto para visão de longe quanto para visão de perto. Proporcionam visão de qualidade ao focar tanto os objetos de longe quanto de perto, sem a necessidade do uso de óculos.

Ilustração
Simulação da visão com lente multifocal

Tóricas


As LIOs tóricas, além de permitirem a correção do erro refrativo esférico (miopia ou hipermetropia), também corrigem o “grau de astigmatismo”.

Ilustração
LIO tórica

Multifocais tóricas


As lentes multifocais tóricas permitem a correção do erro refracional esférico (miopia ou hipermetropia) tanto para visão de longe quanto para a visão de perto e ainda possibilitam que o “grau de astigmatismo” seja corrigido, sem a necessidade do uso de óculos.

Ilustração
LIO Multifocal tórica
OBSERVAÇÃO:

As informações contidas nesse site são apenas de caráter didático. A prescrição tanto do tratamento quanto das lentes intraoculares pode ser feita apenas por um médico. Consulte seu oftalmologista.

Faça o
agendamento online
das suas consultas

Clique aqui