Logotipo loading CEMA Hospital

Foco nos avanços da oftalmologia para melhor qualidade de vida

Cada vez mais a Oftalmologia vem avançando para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Não somente no domínio de lentes e de técnicas cirúrgicas, como também no uso de modernos recursos tecnológicos, como o laser, para as sequelas que atingem o órgão mais sensível do olho, a retina. Doenças de dimensões públicas como, por exemplo, a hipertensão e o diabetes, comprometem a visão gradativamente. Isso fere a qualidade de vida das pessoas.

É nesse contexto, em que o avanço científico e tecnológico precisa caminhar lado a lado com a excelência do corpo clínico e cirúrgico, que o Hospital CEMA definiu seus princípios. Princípios que se fortalecem não apenas com competência técnica, mas sobretudo com um atendimento humano, sensível e cordial.

Estrabismo

É o termo técnico usado para definir o desalinhamento dos olhos, que apontam para diferentes direções. O desvio pode ser notado sempre ou esporadicamente. Fato funcionalmente importante na fase de desenvolvimento ocular, que vai do nascimento até por volta dos oito anos de idade. Existem vários tipos de estrabismo, como a esotropia ou desvio convergente (desvio dos olhos para dentro), a exotropia ou desvio divergentes (desvio dos olhos para fora) e os desvios verticais (um olho fica mais alto ou mais baixo do que o outro).

Causas


Não se sabe por que os olhos de algumas crianças são desalinhados, embora o problema aparentemente seja genético. Como os olhos desalinhados não focalizam em conjunto, ocorre visão dupla. Uma criança com estrabismo, inconscientemente vai ignorar uma das duas imagens que vê, e automaticamente as conexões nervosas entre o olho e o cérebro relativas à imagem ignorada não vão conseguir se desenvolver, daí a ambliopia, olho preguiçoso.

Sintomas


A maioria dos pacientes estrábicos é assintomática. Em alguns tipos de estrabismo o paciente pode apresentar dores de cabeça, dor nos olhos e sonolência durante as tarefas visuais. A queixa de visão dupla é geralmente observada em pacientes adultos.

Tratamentos


O principal objetivo do tratamento é preservar a visão, colocar os olhos de forma paralela e recuperar a visão binocular. O tratamento do estrabismo vai depender muito de sua causa e pode ser clínico, óptico ou cirúrgico. Na idade adulta a correção do posicionamento dos olhos tem apenas finalidade estética.

Exames


Em casos de um exame pré-operatório é importante fazer uma avaliação oftalmológica completa e um detalhado estudo da motilidade ocular (teste ortóptico).

Cirurgias


Podem ser realizadas com a aplicação de anestesia local ou geral. Opta-se pela anestesia geral principalmente em cirurgias maiores e as realizadas em crianças, que podem ter dificuldade para colaborar com o procedimento, caso estejam acordadas. O procedimento é feito através de micro incisões que permitem a exposição dos músculos extraoculares, responsáveis pela movimentação ocular. Na cirurgia o médico altera o equilíbrio de força desde músculos, principalmente com enfraquecimento, fortalecimento e mudanças na posição de ação. São realizadas em um ou ambos os olhos, dependendo do tipo de estrabismo.

Tipos de Estrabismo
Ilustração

Faça o
agendamento online
das suas consultas

Clique aqui