Início > Blog > Otorrinolaringologia > Como evitar sangramento nasal e quando se preocupar: saiba tudo sobre o assunto!

O sangramento nasal é uma ocorrência de sangue que flui a partir das narinas.

Isso pode ocorrer devido a várias razões, sendo as causas mais comuns o ressecamento das mucosas nasais, lesões, exposição a ar seco, hipertensão, infecções respiratórias, alergias, e o uso excessivo de alguns medicamentos.

A maioria dos casos não é grave, mas em caso de recorrência é aconselhável procurar atendimento médico para investigar causas subjacentes e determinar o tratamento adequado.

Neste conteúdo, o CEMA Hospital vai te contar mais detalhes sobre o assunto e o que fazer em caso de sangramento nasal. Vamos lá?

O que é sangramento nasal?

O termo técnico para o sangramento nasal é epistaxe e o episódio acontece quando há a eliminação de sangue pelas narinas. A ocorrência é comum na maioria da população e pelo menos 60% das pessoas já sofreram com isso em algum momento.

O problema é mais comum entre crianças abaixo de 10 anos e adultos acima de 35 e, na maioria das vezes, não apresenta grandes riscos para o paciente.

O que pode provocar sangramento no nariz?

As causas de sangramento nasal mais comuns podem ocorrer devido a traumas.

Uma pancada no nariz, por exemplo, pode ocasionar o sangramento, mas também situações mais simples como cutucar o nariz ou assoá-lo com força.

Outra causa muito comum é o clima seco, que resseca a mucosa e pode ocasionar hemorragia.

Além dessas causas, também é possível citar:

• uso de remédios descongestionantes;
  • uso de determinados remédios, como antialérgicos e corticosteróides;
  • desvio de septo;
  • alergias;
  • presença de corpos estranhos no nariz;
  • ressecamento da mucosa nasal devido ao ar-condicionado;
  • uso de cocaína;
  • produtos químicos que podem irritar a mucosa.

O sangramento também pode ser um sintoma de algumas doenças, como:

• rinite e sinusite;
  • doenças que afetam a coagulação do sangue, como é o caso de insuficiência renal e hepática, além de alguns tumores;
  • infecções causadas por vírus ou bactéria.

Quais os tipos de sangramento nasal?

É possível classificar a hemorragia nasal conforme o local onde ocorre o sangramento. Confira abaixo.

Hemorragia nasal anterior

Neste caso, o sangramento pode ocorrer na parte anterior do nariz, isto é, na cartilagem que separa as narinas, também chamada de septo nasal.

Essa região é sensível e costuma ter bastante vasos sanguíneos, por isso, pode sair uma grande quantidade de sangue.

Vale dizer, que 90% dos sangramentos acontecem na parte anterior do nariz.

Hemorragia nasal posterior

Já a hemorragia posterior ocorre na minoria dos casos e pode indicar um problema mais grave. Ela também é mais difícil de tratar, pois os vasos sanguíneos ficam localizados na parte de trás das narinas.

Neste caso, o sangue também pode ser sentido na garganta.