Início > Blog > Otorrinolaringologia > Surdez Súbita: Causas, Sintomas e Tratamentos - Guia Completo de Saúde Auditiva

Surdez Súbita: Causas, Sintomas e Tratamentos - Guia Completo de Saúde Auditiva

Imagine estar ouvindo normalmente e do nada parar de ouvir os sons ao seu redor? Isso é o que acontece com quem desenvolve o quadro de surdez súbita.

A audição é algo tão natural que muitas vezes nem nos damos conta do quanto ela é importante no dia a dia. 

Existem vários motivos para o desenvolvimento do quadro de surdez, mas nem todos são facilmente reconhecíveis. 

Neste conteúdo nós vamos saber quais são as causas, como é o tratamento e se existe reversão. Confira!

O que é surdez súbita?

A surdez súbita é marcada pela perda de audição repentina, a princípio, sem motivos aparentes. Ela é geralmente acompanhada de um zumbido e, algumas vezes, tontura, e dependendo do caso pode ser recuperada.

Quais são os principais sintomas da surdez súbita

Veja mais detalhes sobre os principais sintomas abaixo!

Perda Auditiva

A perda auditiva repentina é o principal sintoma. Pode haver também uma sensação de pressão nos ouvidos ou de ouvido entupido

Ela pode acontecer devido a um bloqueio ao ouvido interno. Neste caso o som chega ao ouvido interno, mas não vai até o cérebro.

Zumbido e Vertigem ou Tontura

A surdez repentina também pode ser acompanhada de outros sintomas, como o aparecimento de um forte zumbido no ouvido e tonturas.

Os zumbidos aparecem na maioria dos casos, em pelo menos cerca de 70% dos afetados.

Já uma parcela menor pode sofrer também de vertigem, devido à perda do centro de equilíbrio. Esse sintoma se manifesta em 30% dos casos.

Causas frequentes da surdez súbita

Surdez viral ou Infecciosa

Algumas infecções podem ocasionar o desenvolvimento da surdez repentina. É o caso, por exemplo, de infecções bacterianas e virais como a meningite, encefalite, caxumba, doença de Lyme e as infecções nos ouvidos.

Ela ainda pode ser causada por um tumor no nervo auditivo e pela esclerose múltipla.

Vascular

Alguns distúrbios, compressões e bloqueios vasculares, isto é, causas ligadas aos vasos sanguíneos da região, também podem ocasionar a condição.

Vale destacar que o aparecimento da surdez deve sempre ser investigado como uma emergência médica, para que sejam avaliadas as causas e para que haja maior chance de reversão.

Surdez autoimune

A condição também pode ter causas autoimunes, na qual as próprias células do corpo começam a atacar a região.

Nestes casos, a surdez pode ser irreversível.

Surdez traumática

Já a surdez traumática pode ocorrer devido à exposição a ruídos intensos, seja uma explosão, por exemplo, ou até a exposição a ruídos no trabalho sem a devida proteção auricular.

A surdez traumática também pode ser causada por traumatismo craniano, que pode lesionar a região, além de mudanças de pressão, como em voos de avião e mergulhos.

Outra causa podem ser as atividades físicas intensas. Neste caso, ocorre uma fístula que fica entre o ouvido médio e o ouvido interno, impedindo que o estímulo sonoro chegue ao cérebro.

Algumas pessoas possuem uma predisposição maior a este tipo de perda.

Leia também: Cotonete no ouvido: quais os riscos?

Medicamentos

Existem alguns medicamentos que podem ser ototóxicos, isto é, podem danificar as fibras nervosas associadas à audição.

Dentre esses medicamentos estão alguns tipos de antibióticos, anti-inflamatórios, quimioterápicos, diuréticos e remédios para dor.

São alguns exemplos: amicacina, tobramicina, diclofenaco, ibuprofeno, furosemida e aspirina.

Como diagnosticar?

Nem sempre é possível identificar exatamente o que causou a surdez súbita. Alguns casos são mais óbvios como os traumáticos, por exemplo, mas se não houver outros sintomas e queixas relacionadas, o médico se dedica a tratar a surdez.

Para confirmar podem ser solicitados exames que não estejam relacionados a audição, como exames neurológicos.

O médico também pode investigar o histórico de medicamentos utilizados e pedir uma ressonância nuclear magnética, que investiga possíveis lesões no nervo auditivo.

Por fim, o diagnóstico é confirmado quando se revela uma perda de 30 ou mais decibéis em 3 ou mais frequências .

Tratamentos para surdez súbita

O tratamento da condição depende se a causa é ou não conhecida. Para causas desconhecidas, é comum a indicação de remédios corticosteróides, seja com o medicamento oral ou a aplicação na cavidade timpânica (orelha média).

Para casos mais graves, que não são resolvidos com a medicação, o uso de aparelho auditivo é uma possibilidade para reabilitação auditiva.

Em alguns casos, há possibilidade de realizar a cirurgia de implante coclear, bastante eficiente para pessoas que têm uma deficiência auditiva profunda.

O que fazer para prevenir a surdez súbita?

Nem todas as causas podem ser prevenidas, mas algumas medidas podem ajudar em determinados casos.

Diminuir a exposição a altos ruídos e ir ao otorrino regularmente para realizar um check-up da saúde auditiva é fundamental.

Também é importante evitar o uso de medicamentos ototóxicos sem a prescrição médica e, principalmente, ir ao médico com urgência se notar qualquer alteração na audição.

Na perda gradual essa recomendação já é importante, mas na surdez súbita é essencial, pois existem situações reversíveis caso sejam tratadas até 48 horas após os primeiros sintomas.

Fazer o acompanhamento com um especialista na área é essencial. Conte com o CEMA Hospital e  e evite complicações auditivas!

Conclusão

A surdez súbita representa uma interrupção abrupta da audição, muitas vezes acompanhada por zumbido e tontura. 

Suas causas variam desde infecções virais até exposição a ruídos intensos e medicamentos ototóxicos. 

Embora algumas formas sejam reversíveis, outras, como aquelas associadas a causas autoimunes, podem ser irreparáveis. 

Para prevenção destaca-se a importância da vigilância auditiva regular, evitando exposição a ruídos intensos e buscando assistência médica imediata diante de alterações na audição, especialmente nas primeiras 48 horas.

Ficou com alguma dúvida? Conte com os profissionais do CEMA para te ajudar.

 

Data de Publicação : 16/01/2024