Início > Blog > Otorrinolaringologia > Rouquidão prolongada: saiba quando procurar ajuda profissional

Rouquidão prolongada: saiba quando procurar ajuda profissional

A rouquidão é normal em diversas situações e não costuma ser preocupante. Mas não é normal ficar rouco por muito tempo. Por isso, quando há rouquidão prolongada, é hora de procurar um médico!

Saiba quando a rouquidão é preocupante!

O que é Rouquidão Prolongada?

Uma rouquidão que dura mais de 15 dias pode ser classificada como rouquidão prolongada. Apesar de possivelmente ser um caso isolado, ela também pode ser um sintoma de outras doenças, por isso, é importante investigar com um especialista.

Geralmente, a rouquidão é mais comum em pessoas que usam a voz frequentemente, mas também pode aparecer devido a infecções.

Causas Comuns da Rouquidão Prolongada

Veja as principais causas da rouquidão abaixo!

Uso excessivo da voz

Com o esforço excessivo devido à fala, pode ocorrer o aparecimento de nódulos (calos), pólipos e hemorragias nas pregas vocais. 

Infecções de vias aéreas superiores (resfriado, gripe e sinusite)

Em decorrência de infecções respiratórias, a região da garganta pode ficar inflamada e dolorida podendo resultar na perda temporária da voz.

Refluxo ácido

O refluxo gastroesofágico nada mais é do que a subida dos ácidos estomacais para o esôfago. 

Em alguns casos, este ácido pode afetar também as pregas vocais, causando irritação na região e possivelmente a rouquidão.

Tumores benignos 

Os tumores benignos na laringe podem ser causados pelo vírus do HPV (vírus papiloma humano), que forma lesões nas cordas vocais. 

Neste caso, a rouquidão pode ser um dos sintomas, mas as lesões podem causar até mesmo dificuldade para respirar, podendo ser necessário recorrer à cirurgia.

Tumores malignos

A rouquidão prolongada também pode ser um sintoma de nódulos malignos na região da laringe.

Eles podem se desenvolver, principalmente, em fumantes, mas também podem ocorrer devido a lesões nas cordas vocais, ingestão de álcool em excesso e falta de cuidado com a garganta e a voz.

Edema de Reinke

Essa é uma doença crônica que causa inchaço nas cordas vocais e rouquidão. Ela é mais comum devido ao cigarro e é mais comum, principalmente, em mulheres fumantes.

Mas também pode ser ocasionada devido a refluxo, uso da voz demasiadamente e hipotireoidismo.

Rouquidão de causas emocionais

O estresse e a ansiedade também podem ser causadores de estresse das pregas vocais.

Sintomas comuns para identificar a rouquidão prolongada

Mudanças do timbre da voz, se ela durar mais de duas semanas é preciso consultar um especialista. Neste caso, observe também o aparecimento de sintomas associados, como

  • irritação e dor de garganta, com pigarro constante;
  • tosse frequente sem/com secreção ou sangue;
  • sensação de corpo estranho na garganta;
  • dificuldade para respirar.

Diagnóstico e Avaliação Médica

Para o diagnóstico pode ser necessário a realização da laringoscopia, testes laboratoriais, biópsia, investigação radiológica.

A avaliação médica também é importante para que o otorrino possa conhecer o histórico familiar do paciente e as condições anteriores que possam ter influenciado no aparecimento da rouquidão prolongada.

Tratamentos para rouquidão prolongada

O tratamento em questão vai depender da condição que a está causando. Ela pode ser tratada com fonoterapia e medicação, sendo neste caso um tratamento clínico.

A fonoterapia engloba a realização de exercícios vocais e mudanças no comportamento vocal e, se necessário, no estilo de vida.

Também pode haver necessidade de cirurgia.

Já nas situações de rouquidão passageira, algumas dicas simples podem ajudar:

  • hidrate-se e beba bastante água ao longo do dia, pelo menos dois litros;
  • evite cigarro e bebidas alcoólicas;
  • evite tossir e pigarrear, na medida do possível;
  • descanse a voz após utilizá-la por muito tempo;
  • evite o uso de ar-condicionado, pois ele ajuda no ressecamento e irritação da garganta.

Leia também: O que é amigdalite: Quais são os sintomas, quando procurar ajuda médica e como tratar o problema?

Importância da Recuperação Vocal

A voz desempenha um papel fundamental na comunicação e é um instrumento poderoso que nos permite interagir com as pessoas que amamos. Por isso, cuidar da voz é tão importante.

A recuperação vocal permite que os indivíduos restaurem a função vocal normal, facilitando a comunicação eficaz na vida pessoal e profissional.

Se você fala bastante ou utiliza a voz como um dos principais instrumentos de trabalho, esteja atento a outros sintomas e não negligencie possíveis alterações na voz.

Quando Procurar Ajuda Profissional

A regra é clara, se tiver rouquidão por mais de duas semanas ou uma rouquidão que vai e volta, sem motivos aparentes é hora de consultar um especialista.

No entanto, se você está com dúvidas e aparecimento de outros sintomas junto à rouquidão, pode consultar o médico mesmo antes das duas semanas. 

O CEMA Hospital é uma instituição referência na área de fonoaudiologia e oferece mais qualidade de vida aos seus pacientes.

Nossos profissionais são capacitados para oferecer um diagnóstico assertivo e seguro, além de um tratamento humano que compreende as necessidades de cada paciente.

Se você ficar em dúvida sobre qualquer alteração na sua voz, não hesite em procurar um otorrinolaringologista do CEMA.

Agende agora mesmo a sua consulta e cuide da sua voz com o respeito que ela merece!

Conclusão

Uma rouquidão prolongada é um sinal de alerta que requer atenção médica. 

Existe uma variedade de causas para o seu surgimento, desde o uso excessivo da voz até condições mais graves como tumores. 

Destaca-se a importância de identificar sintomas associados e procurar ajuda profissional após duas semanas de persistência. 

Busque ajuda especializada no CEMA Hospital para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.

 

Data de Publicação : 11/01/2024