Início > Blog > Oftalmologia > Pupilas Midriáticas: o que você precisa saber sobre dilatação pupilar?

Pupilas Midriáticas: o que você precisa saber sobre dilatação pupilar?

Hoje vamos entender mais sobre o conceito de pupilas midriáticas e porque a verificação dos olhos é tão importante em pacientes que sofreram algum trauma, como um acidente, por exemplo.

O processo de aumento e redução da pupila é um processo fisiológico natural do corpo humano para regular a passagem de luz.

Quando estamos expostos a ambientes escuros a pupila aumenta para captar mais luz, já em ambientes claros, ela diminui para captar menos luz.

Com as pupilas midriáticas esse processo fisiológico de redução e aumento das pupilas não funciona. Vamos entender mais sobre ele!

O que é são as pupilas midriáticas?

As pupilas midriáticas são causadas por agentes externos e não respondem ao estímulo de luz. Quando uma pupila está constantemente dilatada pode ser a indicação de que algo está errado e pode ter ocorrido, com por exemplo, uma lesão no cérebro.

É por isso que os médicos costumam apontar uma pequena lanterna no olho do paciente, especialmente em situações pós-traumáticas.

Mas as lesões não são as únicas causas da midríase, como veremos abaixo.

O que causa pupila midriática?

As pupilas midriáticas podem ser causadas por diferentes tipos de situações, veja abaixo:

• lesões cerebrais, como fratura do crânio, acidente vascular cerebral (AVC), danos ao terceiro nervo craniano,
  • determinadas doenças do sistema nervoso parassimpático, como tumores cerebrais e aneurismas;
  • situações de abuso de substâncias tóxicas, comuns pelo uso de algumas drogas, como LSD, ecstasy, cocaína e anfetamina;
  • redução da oxigenação no cérebro (hipoxia);
  • glaucoma;
  • uso de determinados remédios, como as benzodiazepinas, que são medicamentos hipnóticos e ansiolíticos;
  • estado de choque;
  • parada cardiorrespiratória.

Entenda os sintomas da Midríase

O principal sinal das pupilas midriáticas é o aumento fixo das pupilas, que não reagem com a luz. Neste caso, se o paciente ficar exposto a lugares muito claros, ele pode sentir desconforto e dor nos olhos.

Também pode acontecer de a visão ficar embaçada, mas esse sintoma é menos comum.

Alguns pacientes podem apresentar complicações mais graves, como confusão mental, convulsões, fraqueza e até entrar em coma.

No entanto, em grande parte dos casos elas não apresentam grandes riscos, pois costumam voltar ao normal rapidamente. Veja quando é preciso procurar um médico.

Quando é indicado procurar um médico em caso de midríase?

Se os sintomas da midríase não desaparecerem e estiverem acompanhados de outros como os que mostraremos abaixo, é hora de procurar um médico.

Veja quais sintomas que acompanham a dilatação das pupilas podem ser um sinal de alerta:

• dor de cabeça e pressão próximo aos olhos;
  • irritação nos olhos e visão embaçada;
  • tonturas;
  • problemas para dormir;
  • confusão mental.

Tratamentos para midríase

As pupilas midriáticas são geralmente causadas por uma situação não fisiológica, portanto, o primeiro passo é descobrir o que gerou essa dilatação.

Se a pupila não voltar ao normal dentro de um curto período de tempo, a depender da causa, o médico pode indicar remédios que auxiliem a contraí-las. A pilocarpina, que é um medicamento usado para glaucoma, pode ser um dos medicamentos indicados.

O médico também pode recomendar o uso de tapa-olhos e óculos escuros para auxiliar na recuperação e na redução da sensibilidade.

Quando a midríase é irreversível, situação que acontece em casos mais extremos, pode ser necessária uma cirurgia.

Midríase e miose: qual a diferença?

A midríase e a miose são situações opostas. Enquanto a midríase é a dilatação das pupilas, a miose caracteriza-se pelo fato de as pupilas permanecerem contraídas, independente da quantidade de luz que chega aos olhos.

No segundo caso, elas também podem se desenvolver devido ao uso de drogas, alguns medicamentos e complicações neurológicas.

Em ambas as situações, caso não haja melhora dos sintomas, é preciso procurar um médico.

No Hospital Cema nós estamos sempre disponíveis para te atender! Nosso corpo clínico e cirúrgico, além de extremamente capacitado, preza por um atendimento mais humano e sensível.

O ideal é fazer um acompanhamento regular com um oftalmologista e procurar o pronto atendimento sempre que surgir qualquer dúvida urgente.

Aqui no Cema, nós temos uma equipe que atende com consultas marcadas e também um pronto atendimento especializado em solucionar qualquer problema relacionado à visão, aberto 24 horas por dia.

Precisa de atendimento? Agende agora a sua consulta oftalmológica no CEMA e mantenha a saúde dos olhos sempre em dia!

As pupilas midriáticas se caracterizam pela dilatação que não responde ao estímulo de luz.

As causas podem ser várias, desde lesões cerebrais até o uso de substâncias tóxicas e certos medicamentos.

Os sintomas, como sensibilidade à luz e desconforto, alertam para possíveis complicações, exigindo atenção médica imediata.

O tratamento visa identificar e abordar a causa subjacente, podendo incluir medicamentos, uso de tapa-olhos e, em casos extremos, cirurgia.

O acompanhamento oftalmológico é essencial para garantir a saúde ocular e evitar possíveis complicações. Por isso, conte com o CEMA para te ajudar a manter a saúde oftalmológica!