Início > Blog > Oftalmologia > Problemas de visão mais comuns e como tratá-los

Problemas de visão mais comuns e como tratá-los

A visão é um sentido vital em diferentes momentos da vida. No entanto, os problemas de visão são bastante comuns e muitas pessoas têm dificuldade para enxergar parcial ou completamente.

De acordo com o Relatório Mundial sobre a Visão lançado pela Organização Mundial da Saúde (OMS),  2,2 bilhões de pessoas sofrem com problemas de visão em todo o mundo. 

Saiba quais são os mais comuns, causas e tratamentos.

Leia também: Olho Inchado: Quais são as 6 principais causas?

Problemas de visão mais comuns: saiba quais são e como tratá-los

Confira alguns dos tipos de problemas de visão mais comuns.

Miopia

A miopia é a dificuldade de focar em objetos que estão longe. Ela pode acontecer por diferentes motivos, inclusive por influência genética.

Dentre as causas também estão o fato de o globo ocular ser mais alongado que o normal, o aumento da curvatura da córnea ou cristalino e, ainda, a associação com outras doenças ou traumas.

Apesar de muitos estudos serem conduzidos sobre o assunto, ainda não existe uma maneira de evitar o desenvolvimento da doença, mas ela pode ser corrigida com óculos e, em alguns casos, cirurgia.

Hipermetropia

A hipermetropia é o oposto da miopia e caracteriza-se pela dificuldade de enxergar objetos próximos.

A condição se desenvolve por dois motivos principais: quando o globo ocular é achatado ou quando a córnea é plana. Fatores genéticos também têm influência no seu desenvolvimento.

Como ela é causada pela má formação do olho, não há como prevenir a hipermetropia, mas ela pode ser corrigida com óculos e cirurgia.

Astigmatismo

O astigmatismo é um problema de visão que causa distorção ou deformação na imagem devido a irregularidades na superfície da córnea ou do cristalino.

Neste caso, a imagem é formada em diferentes eixos, já que a luz recebida pelo olho se espalha ao invés de formar um ponto único.

A doença não tem uma causa definida, mas alguns fatores de risco podem aumentar o risco como, lesões, genética, coçar os olhos com frequência e a associação com determinadas doenças.

Ela pode ser corrigida com óculos e cirurgia a laser a depender do grau do astigmatismo.

Conjuntivite

A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, isto é, a membrana que cobre a parte branca do olho. Ela pode ter causa infecciosa, a partir de bactérias ou vírus, ou alérgica a partir de fumaça, poeira, maquiagem, dentre outros.

Para se prevenir, é importante evitar compartilhar objetos pessoais, como toalhas, maquiagem, fronhas de travesseiro, etc.

A inflamação pode durar de 7 a 15 dias e, neste período, recomenda-se fazer compressas com soro fisiológico gelado.

Catarata

Catarata é uma lesão ocular que atinge o cristalino, tornando-o opaco e deixando a visão embaçada.

Naturalmente, o cristalino é transparente e os raios de luz passam por ele para formar a imagem. Como a doença torna o cristalino opaco, o portador tem dificuldade de enxergar com nitidez.

Existem várias causas para a doença, como diabetes, uso de corticoides por longos períodos de tempo, causas genéticas e doenças associadas à gestação, que podem causar no bebê a catarata congênita.

Glaucoma

O glaucoma é uma doença crônica que aparece com mais frequência em pessoas com mais de 40 anos. Ela aumenta a pressão intraocular e pode afetar o nervo óptico do paciente, podendo causar cegueira irreversível.

O risco de glaucoma pode ser aumentado em casos genéticos, portadores de diabetes e pressão alta e pessoas que sofreram traumas oculares. 

Já o tratamento pode ser feito com medicação oral e colírios e também de forma cirúrgica para reduzir a pressão interna dos olhos, mas não há cura para a doença.

Presbiopia

A presbiopia é um problema de visão que acontece naturalmente em todas as pessoas a partir dos 40 anos. Trata-se da baixa visão para perto e a dificuldade para leitura.

Também chamada de vista cansada, a maioria das pessoas apresenta algum grau de presbiopia com o passar dos anos.

Dentre os fatores de prevenção, é recomendado ler apenas em ambientes iluminados, piscar os olhos frequentemente em frente a telas e ir ao oftalmologista regularmente.

A correção pode ser feita com óculos e lentes de contato, mas ainda não há cirurgia para o problema.

Descolamento de retina

Esse descolamento acontece quando a retina começa a se separar da parte interna do globo ocular. 

Quando isso acontece, o paciente enxerga com frequência flashes de luz e pontos flutuantes e, em caso de descolamento total, há visão turva e perda de visão periférica.

O descolamento pode se originar de uma ruptura na retina, sendo mais comum em pessoas que sofrem de miopia grave, que tiveram lesões oculares ou passaram por cirurigia de catarata.

O tratamento pode ser através de laser ou cirúrgico.

Degeneração macular

A degeneração macular é uma doença que afeta a mácula, uma região no centro da retina essencial para a visão, pois permite enxergar detalhes.

Ela é mais comum em pessoas com mais de 60 anos, brancas e com histórico familiar. Também são fatores de risco, exposição ao sol, doenças cardiovasculares, tabagismo, dentre outros.

O tratamento pode ser feito com medicamentos e cirurgia, mas ele é paliativo para conter o avanço da doença, que não possui cura.

Qual a importância de ter um diagnóstico precoce?

No mundo, 2,2 bilhões de pessoas sofrem com problemas de visão, de acordo com o Relatório Mundial sobre Visão, desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Desse total, 1 bilhão de casos seriam evitáveis ou passíveis de correção, como miopia, catarata, glaucoma e hipermetropia. 

E a única maneira de evitar ou corrigir o problema é através de consultas regulares ao oftalmologista.

Algumas pessoas esperam um problema aparecer antes de consultar um médico especialista, mas o ideal é ir ao oftalmologista para prevenir que quaisquer problemas possam aparecer.

Não deixe que isso aconteça com você e nem com as pessoas que você gosta. Agende agora mesmo um oftalmologista!

No CEMA Hospital nós temos as melhores equipes de oftalmologistas esperando para lhe atender!

Agende agora a sua consulta de rotina com um de nossos oftalmologistas e evite problemas com a sua visão no futuro!

Conclusão

Os problemas de visão são comuns ao redor do mundo, mas na maioria das vezes, se descoberto com antecedência, podem ser tratados, corrigidos ou curados.

Dentre os mais comuns estão a miopia, presbiopia, astigmatismo, catarata, dentre outros. 

As causas são variadas, mas grande parte deles tem relação com genética, outras doenças, sejam elas oculares ou não, ou traumas e acidentes nos olhos.

Consultar um oftalmologista regularmente pode evitar o desenvolvimento ou frear o desenvolvimento de muitos problemas oculares indesejados.

 

Data de Publicação : 21/12/2023