Início > Blog > Oftalmologia > Pode usar lentes de contato na praia? Saiba tudo sobre o uso seguro

Pode usar lentes de contato na praia? Saiba tudo sobre o uso seguro

Cuidados com a lente de contato na praia

Quem usa lentes de contato pode ter algumas dúvidas sobre quando usar e quando é melhor evitá-las. E uma das dúvidas mais comuns é: será que pode usar lentes de contato na praia? 

Se você não sabe a resposta, não se preocupe! Neste conteúdo vamos trazer essa informação, além de soluções úteis e cuidados práticos para uma experiência mais tranquila na praia.

Mas afinal, pode usar lentes de contato na praia?

O uso de lentes de contato na praia não é proibido, mas com algumas condições para não colocar a saúde ocular em risco. É fato, que as lentes podem ser muito mais práticas que os óculos nessa situação, pois não juntam areia e não há necessidade de ficar limpando a toda hora.

Porém, o cuidado deve ser redobrado, já que a praia é um lugar que facilita a contaminação das lentes devido ao contato com areia e, principalmente, com a água.

9 Cuidados com a lente de contato na praia

Veja em quais situações você pode usar lentes de contato na praia e os cuidados necessários!

1. Não use lentes de contato no mar ou na piscina

O contato com água do mar ou piscina pode aumentar o risco de infecções oculares devido à presença de bactérias e microorganismos.

Outras substâncias como a areia e protetor solar, por exemplo, podem irritar os olhos, mas o maior risco de contaminação é realmente com a água, por isso, é preciso tomar todos os cuidados com a lente de contato na praia.

Se optar por entrar na água com lente, considere o uso de óculos de proteção durante as atividades aquáticas e nunca abra os olhos embaixo d’água.

2. Proteja os seus olhos do sol: utilize óculos de sol UV

Os óculos de sol não são apenas um acessório de moda, mas sim, o “protetor solar” dos olhos.

Por isso, com ou sem lentes de contato, certifique-se de que os óculos de sol tenham proteção UV adequada para protegê-los da exposição prejudicial aos raios ultravioleta.

Isso ajuda a prevenir danos oculares no longo prazo.

3. Opte pelo uso de lentes de contato descartáveis

Pode usar lente de contato na praia?

Tão importante quanto saber se pode usar lentes de contato na praia, é entender os procedimentos necessários para evitar contaminação.

Um desses cuidados, caso você queira usá-las nesse ambiente, é optar pelas lentes descartáveis que reduzem o risco de contaminação e simplificam a higiene. 

Se você estiver usando lentes reutilizáveis e apresentar algum tipo de irritação nos olhos após o contato com a água, o ideal também é descartá-las.

4. Não leve o estojo de lentes para a praia

Levar o estojo para a praia também pode não ser uma boa ideia, porque você aumenta a chance de contaminação, além de deixá-lo exposto a temperaturas extremas.

Deixando o estojo em casa, você ajuda a evitar a contaminação que pode ocorrer com o contato com areia e água.

Se for de extrema necessidade, você até pode levá-lo, mas precisa garantir seu armazenamento em um local limpo e fresco, sem risco de contaminação.

5. Faça uso de colírios lubrificantes

Os colírios lubrificantes podem ajudar a aliviar a sensação de olhos secos causada pelo vento e pela exposição ao sol. 

Quem usa lentes de contato, deve usar colírios específicos e indicados pelo médico oftalmologista. Por isso, consulte seu oftalmologista para escolher o colírio mais adequado.

6. Evite esfregar os olhos

O atrito pode levar ao acúmulo de areia e sujeira nas lentes, por isso, evite ao máximo levar a mão nos olhos, especialmente se estiverem sujas, é claro (isso em qualquer situação, não apenas na praia).

Se sentir desconforto ou coceira nos olhos, remova as lentes e enxágue os olhos com uma solução apropriada. Uma compressa de água filtrada gelada pode ser uma ótima solução em caso de irritação nos olhos.

O soro fisiológico, nestes casos, pode ajudar a irritar ainda mais devido à presença de sais.

Leia também: Sensação de areia no olho: o que pode ser?

7. Siga o tempo de uso e leve com você o seu óculos para realizar a troca caso necessário

Pode ir para praia de lente de contato?

Vimos que, sim, pode usar lentes de contato na praia, mas esteja sempre atento ao tempo máximo recomendado para uso contínuo das lentes. O período apropriado depende do tipo de lente e da recomendação do seu oftalmologista. 

De qualquer forma, retire as lentes sempre que necessário e tenha sempre um óculos reserva para situações como esta.

Lembre-se de retirá-las também antes do banho e antes de dormir.

8. Voltando da praia: tire as lentes antes do banho e higiene corretamente

Novamente vale reforçar que o contato com água e lentes de contato não combinam. Isso porque o risco de contaminação não vem só da água do mar ou da piscina.

A água pode conter fungos, bactérias, amebas e parasitas e o banho também pode proporcionar a exposição a produtos químicos presentes em xampus e sabonetes.

Um dos maiores inimigos de quem usa lente é o protozoário Acanthamoeba spp, isso porque ele pode estar presente em qualquer água, até mesmo no encanamento da sua casa.

Esse bichinho é atraído pelas lentes e pode gerar uma infecção que começa lentamente, gerando olhos inchados, vermelhos e irritação, mas que se não tratada com urgência pode causar problemas mais sérios.

Se esquecer de tirar a lente ao tomar banho, lave-as com a solução multiuso de limpeza das lentes e coloque de molho na solução.

9. Agende consultas periódicas com o seu oftalmologista

Exames regulares são essenciais para monitorar a saúde ocular e garantir que suas lentes de contato continuem sendo a opção mais adequada para você. 

Sempre comunique qualquer problema ao seu oftalmologista durante as consultas.

Precisa consultar um oftalmologista ou ficou com alguma dúvida? A equipe do CEMA pode te ajudar!

Prezamos por um atendimento humanizado e tranquilo, sempre visando melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes.

Consulte nossos especialistas em oftalmologia no Hospital CEMA. Agende agora uma consulta e proteja seus olhos!

Conclusão

Agora você já sabe se pode usar lentes de contato na praia. De maneira geral, o uso não é proibido, desde que sejam tomados cuidados específicos para preservar a saúde ocular.

Evitar o contato direto com água do mar, proteger os olhos do sol com óculos de sol UV, optar por lentes descartáveis e evitar esfregar os olhos são alguns dos passos cruciais. 

Além disso, agendar consultas periódicas e seguir sempre as recomendações do seu oftalmologista são práticas que contribuem para o uso seguro das lentes, não só na praia, mas em qualquer situação

Data de Publicação : 22/01/2024