Início > Blog > Otorrinolaringologia > Desvendando a perda auditiva: causas, sintomas e soluções

Desvendando a perda auditiva: causas, sintomas e soluções

Hoje vamos falar sobre uma condição comum entre grande parte da população: a perda auditiva. Muitas pessoas nem percebem, mas podem experimentar algum grau de surdez durante a vida. 

No mundo, há mais de 1,5 bilhão de pessoas que convivem com ela, sendo que destas, estima-se que 430 milhões apresentem perda de audição moderada ou grave no ouvido com melhor audição, de acordo com dados da Organização Pan-Americana de Saúde.

O que é perda auditiva?

A perda auditiva é a redução da capacidade de escutar ou distinguir os sons, podendo ter diferentes graus e causas distintas. Os problemas na audição podem dificultar a comunicação e até causar isolamento social, a depender da classificação do problema.

Em uma pessoa que não tem perda de audição, o som é captado pelo ouvido externo, chega ao tímpano, que vibra e comunica os ossículos do ouvido médio.

O ouvido médio conduz o som para o ouvido interno e a cóclea envia sinais ao cérebro, que processa e identifica o som.

Quando há perda, ela pode acontecer em diferentes estágios desse processo, como vamos ver a seguir.

Qual grau de perda de audição é considerado deficiência?

Conforme o Decreto Federal 5.296/2004, a deficiência auditiva é a perda bilateral de 41 decibéis (dB). 

Pessoas que sofreram perdas unilaterais não são consideradas deficientes auditivas pela lei.

Quais são os três tipos de perda auditiva?

Perda auditiva neurossensorial

A perda sensorial é um dos tipos mais comuns do mundo. Ela acontece quando o som chega ao ouvido interno, mas não é conduzido ao cérebro. Isto é, o som não é traduzido em impulsos nervosos.

Essa alteração ocorre quando os condutores nervosos ou as células ciliadas, que se localizam na cóclea, sofrem uma deterioração.

De maneira geral ela não pode ser corrigida, mas pode ser tratada com o uso de aparelhos auditivos.

Perda auditiva condutiva

Neste caso, o som não é conduzido até as estruturas sensoriais e, por isso, não passa do ouvido externo ao ouvido interno. 

Geralmente acontece quando alguma coisa está bloqueando o som, como cera, água ou até infecções e tumores.

O acúmulo de cera é uma das causas mais comuns neste caso, dando a sensação de ouvido entupido.

Perda auditiva mista

Esse tipo combina a neurossensorial e a condutiva. Ela pode ser causada por lesões, infecções e até distúrbios genéticos.

O que pode causar a perda auditiva?

A perda de audição pode ser causada por inúmeros fatores, sendo os principais o envelhecimento e a exposição a ruídos intensos súbitos ou graduais.

Um ruído extremo, como um foguete ou um tiro, por exemplo, pode causar a perda súbita quando gera algum tipo de lesão ao tìmpano. 

Mesmo quem não desenvolveu a perda súbita, mas foi exposto a ruídos muito altos pode ter uma degeneração precoce dos ouvidos e desenvolver a perda gradual de maneira mais acelerada.

A exposição a ruídos maiores que 85 decibéis (dB) no longo prazo também pode ocasionar a perda.

Além disso, o envelhecimento também é um fator de risco para problemas de audição, assim como, fatores genéticos e otites (comuns em crianças).

Quando as infecções nos ouvidos são frequentes o risco da perda ser permanente é maior, por isso, é importante ficar atento e levar as crianças a consultas regulares ao otorrinolaringologista. 

Quais os sintomas de perda auditiva?

A perda de audição, especialmente a gradual, nem sempre é tão perceptível, por isso, é importante ficar atento aos seguintes sinais:

  • dificuldade em compreender as palavras, além de constantemente precisar olhar para os lábios da pessoa que está falando para entender;
  • falar muito alto;
  • ouvir pequenos zumbidos e chiados;
  • precisar aumentar muito o volume da TV para conseguir entender;
  • ter muita dificuldade de conversar em ambientes com conversas paralelas;
  • não ouvir o barulho dos pássaros ou o tic-tac do relógio.

Também é importante investigar com as pessoas que convivem com você se elas perceberam que você está com dificuldades de ouvir.

Isso porque é bastante comum as pessoas ao redor de uma pessoa com perda perceberem o problema antes do próprio afetado. 

Quando consultar um médico em caso de perda auditiva?

Aos primeiros sinais de perda, o paciente deve marcar uma consulta com o otorrinolaringologista imediatamente e investigar as possíveis causas.

Algumas perdas são reversíveis quando tratadas de maneira imediata, outras situações ainda que não sejam recuperáveis podem ser tratadas, prevenindo danos maiores à audição.

Qual o tratamento para perda auditiva?

Para alguns tipos de perda existe cura e para outros não, mas todos eles são tratáveis. A escolha do tratamento vai depender da causa em questão.

Se a perda for apenas obstrutiva, por exemplo, a aspiração ou a lavagem de ouvido podem ajudar. Se for o caso de tumores, eles também podem ser removidos por cirurgia e nestes casos, geralmente, a audição é recuperada.

Algumas situações no ouvido externo e médio podem ser tratadas cirurgicamente, é o caso da perfuração do tímpano e da infecção do osso temporal.

Quando não é possível fazer a reversão, o aparelho auditivo pode ajudar a capturar a amplificar o som, aumentando a qualidade de vida do paciente.

A tecnologia evoluiu muito nesse sentido e técnicas muito eficientes, como a do implante coclear, têm sido bastante utilizadas quando o ouvido interno não é mais funcional.

Como prevenir a perda de audição?

De acordo com o Ministério da Saúde, confira algumas maneiras de prevenção:

  • evitar barulhos altos e por longos períodos de tempo;
  • evitar ouvir fones de ouvido em volumes altos;
  • manter as orelhas secas para evitar infecções e tratá-las adequadamente se aparecerem;
  • não usar cotonetes.

Qual a importância do cuidado auditivo?

O cuidado auditivo é crucial para preservar a qualidade de vida, manter uma comunicação eficaz e prevenir problemas de saúde mental associados à perda. 

Você já deu o primeiro passo para se prevenir, que é conhecer as possíveis causas e evitar situações que aumentem o risco de desenvolvimento do problema.

O próximo passo é fazer consultas regulares de prevenção. O CEMA Hospital destaca-se como o local ideal para o tratamento de perdas auditivas e consultas regulares com a melhor equipe de otorrinolaringologia. 

Com uma equipe especializada de profissionais em saúde auditiva, oferecemos tecnologias avançadas para diagnóstico preciso e tratamentos personalizados que promovem a saúde auditiva e a qualidade de vida do paciente.

Não ignore sinais de perda auditiva. Agende uma consulta com nossos otorrinolaringologistas especializados no CEMA Hospital e recupere a sua qualidade de vida!

Conclusão

A perda de audição é uma realidade que afeta significativamente a qualidade de vida, e muitas pessoas precisam lidar com ela ao redor do globo, mais especificamente 1,5 bilhão de pessoas.

Existem diferentes causas e tipos de perda auditiva, mas em todas elas destaca-se a importância do tratamento precoce e, principalmente, da prevenção.

Se você percebeu algum sintoma relacionado à perda da audição, não hesite em procurar ajuda especializada.

 

Data de Publicação : 16/01/2024