Início > Blog > Oftalmologia > Luteína: para que serve e como ela pode beneficiar a saúde dos olhos

Luteína: para que serve e como ela pode beneficiar a saúde dos olhos

Luteína e Zeaxantina para quê serve

Você sabe para que serve a luteína? Ela é um carotenoide, isto é, um pigmento que pode ser encontrado em alimentos vegetais.

Seus benefícios envolvem o corpo todo, mas existe uma área da medicina em que ela pode ser ainda mais benéfica: a oftalmológica.

Por isso, se você quer saber o que é a luteína e para que serve, continue a leitura!

O que é Luteína e para que serve?

A luteína é um carotenoide, isto é, um tipo de pigmento encontrado em muitos alimentos de origem vegetal.

Ela é conhecida por suas propriedades antioxidantes e é um dos principais pigmentos responsáveis pela coloração amarela a alaranjada de certos alimentos.

Mas, afinal, para que serve a luteína? Apesar de não ser produzida pelo corpo, ela possui como principal função a manutenção da saúde ocular. 

Isso porque ela é um componente chave da mácula, componente do olho responsável pela visão central e pela nítida. 

A presença de luteína na mácula ajuda a proteger os olhos contra os danos causados pela luz ultravioleta e a luz azul, que podem contribuir para o desenvolvimento de doenças oculares, como a degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e catarata.

Quem deve tomar luteína?

Alguns médicos podem recomendar a suplementação de luteína para prevenir a perda da visão ou até o surgimento de doenças oculares, como catarata, conjuntivite e glaucoma.

A luteína ainda pode ser indicada para a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), doenças que afeta pessoas com mais de 50 anos.

Leia também: Coceira nos olhos: 6 principais causas e tratamentos

Quais os benefícios da Luteína para os olhos?

Luteína zeaxantina

Proteção contra Radicais Livres

A luteína é um antioxidante eficaz, o que significa que ajuda a neutralizar os radicais livres, substâncias instáveis que podem danificar as células do olho. 

Essa ação antioxidante ajuda a prevenir danos nos tecidos oculares e pode contribuir para a prevenção de doenças oculares.

Melhora a Acuidade Visual

Dentre os benefícios para que serve a luteína, está uma melhoria na acuidade visual, permitindo uma visão mais nítida. Ela ajuda a absorver a luz azul, melhorando a qualidade da visão.

Manutenção da Saúde da Retina

A retina é a parte do olho responsável por capturar a luz e transmitir as informações visuais ao cérebro. A luteína é um componente importante da mácula – a região localizada no centro da retina – essencial para uma visão central nítida. 

Ela ajuda a proteger a retina, promovendo a saúde a longo prazo e diminuindo o risco de degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

Redução da Fadiga Ocular

A exposição prolongada a telas de computadores, smartphones e outros dispositivos eletrônicos, pode causar fadiga ocular. 

A luteína pode ajudar a aliviar esse desconforto, protegendo os olhos dos efeitos do contraste da luz azul emitida por esses dispositivos.

Contribui para a saúde ocular geral

A maioria dos estudos epidemiológicos e ensaios clínicos apoiam a noção de que a luteína e a Zeaxantina têm um papel potencial na prevenção e tratamento de certas doenças oculares, como a degeneração macular relacionada com a idade, a catarata e a retinite pigmentosa, como mostram alguns estudos.

Outros benefícios da Luteína além da saúde ocular

Os benefícios da luteína, vão além da saúde ocular. Confira alguns dos principais:

  • ajuda na prevenção do surgimento do câncer com o combate aos radicais livres;
  • mantém a saúde do coração, ajudando a equilibrar o colesterol;
  • melhora a cognição e a memória, a partir da defesa dos neurônios contra os radicais livres;
  • previne o envelhecimento precoce devido a sua ação antioxidante.

Como fazer uso da Luteína?

Agora que já vimos para que serve a luteína, descubra também como usá-la!

A luteína é frequentemente recomendada como parte de uma dieta saudável para promover a saúde dos olhos, e também está disponível na forma de suplementos dietéticos.

Alimentação

Luteína para quê serve

É aconselhável obter a maior parte da luteína proveniente de alimentos naturais, em vez de depender exclusivamente de suplementos. 

Ela pode ser encontrada nos seguintes alimentos:

  • laranja;
  • mamão;
  • pêssego;
  • brócolis;
  • couve de Bruxelas;
  • repolho;
  • couve-flor;
  • rúcula;
  • espinafre;
  • abóbora;
  • gema de ovo, dentre outros.

Suplementação

O suplemento de luteína deve ser recomendado apenas pelos médicos em caso de necessidade.

Ele também pode ser combinado com a Zeaxantina, outro carotenoide benéfico aos olhos.

Qual a dosagem ideal de Luteína por dia?

Ainda não há um consenso da dosagem ideal a ser tomada diariamente. Por isso, a consulta a um especialista é essencial para que seja de acordo com a sua necessidade.

Leia também: Sensação de areia no olho: o que pode ser?

Quem não pode tomar luteína?

A luteína não deve ser consumida por gestantes, lactantes e crianças menores de três anos. Além disso, a auto-suplementação também deve ser evitada. 

Quais são os efeitos colaterais da luteína?

Quando tomada da forma correta, a luteína não costuma apresentar efeitos colaterais graves.
No entanto, por ser um carotenoide, pode acontecer de a pele se tornar mais amarelada, o que é considerado normal.

Como ter acesso à Luteína?

A luteína é geralmente adquirida pela alimentação, por isso, o ideal é manter uma alimentação equilibrada, que inclua o consumo de ovos, frutas e verduras, que contém o componente.

Se necessário suplementar, o ideal é consultar um médico oftalmologista, que vai avaliar a necessidade do suplemento e recomendar a dose ideal.

Qual a importância de se consultar com um oftalmologista?

Consultar um oftalmologista é fundamental para a saúde ocular e a qualidade de vida, já que eles podem verificar a saúde geral dos olhos, incluindo a retina, a córnea, a pressão intraocular e outras estruturas oculares.

Um oftalmologista pode fornecer orientações sobre como cuidar dos olhos, incluindo a proteção contra lesões e a prevenção da fadiga ocular, recomendando os melhores tratamentos e suplementos quando necessário.

As consultas regulares são ideais para manter a saúde ocular, prevenir problemas ou realizar a detecção precoce.

Agende agora uma consulta com a nossa equipe oftalmológica e proteja a sua saúde ocular!

Conclusão: para que serve a luteína?

Neste conteúdo, vimos para que serve a luteína, um carotenoide encontrado em alimentos vegetais com propriedades antioxidantes.

Vimos que ela desempenha um papel fundamental na manutenção da saúde ocular e sua presença na mácula ajuda a proteger os olhos contra os danos causados pelos raios ultravioleta e azul, reduzindo o risco de doenças oculares, como a degeneração macular relacionada à idade. 

Além disso, a luteína contribui para a acuidade visual, a saúde da retina, a redução da fadiga ocular e a saúde ocular geral.

Para consultar um oftalmologista e analisar a necessidade de suplementação, conte com o CEMA Hospital

Data de Publicação : 31/01/2024