Início > Blog > Oftalmologia > Cirurgia refrativa: saiba quando é necessária, tipos e como é feita

Cirurgia refrativa: saiba quando é necessária, tipos e como é feita

Cirurgia refrativa

A cirurgia refrativa oferece diversos benefícios para pessoas que buscam reduzir ou eliminar a dependência de óculos ou lentes de contato e corrigir problemas de visão, como miopia, hipermetropia e astigmatismo.

O procedimento avançou muito nos últimos anos e, hoje, é possível fazer a cirurgia com tempo de recuperação reduzido e extrema precisão.

Neste conteúdo o CEMA Hospital te explica o que é a cirurgia refrativa e como ela funciona!

O que é cirurgia refrativa?

Este tipo de cirurgia é utilizado para pessoas que sofrem de problemas oculares, como a miopia, hipermetropia e astigmatismo e, em alguns casos, também pode ser indicada para presbiopia.

O que é possível corrigir com a cirurgia refrativa?

A cirurgia corrige erros de refração que afetam a visão. Isso acontece quando há alterações no tamanho ou formato da córnea ou cristalino.

Basicamente, para formar a imagem a luz chega até a retina e a imagem formada é enviada ao cérebro.

Os erros refrativos ocorrem quando a luz não chega à retina com a devida nitidez, podendo causar distorções e embaçamento na imagem.

Como funciona a cirurgia refrativa?

A cirurgia funciona como uma remodelação da córnea, modificando a curvatura para ajustar a visão de acordo com o ângulo e grau de cada problema.

Ela é feita com equipamentos de alta precisão, com aplicação de anestesia e de forma minimamente invasiva. O procedimento nos dois olhos dura menos de 15 minutos, em média.

Antes de fazer a cirurgia, no entanto, o paciente deve passar por uma análise minuciosa feita pelo médico para averiguar as condições, planejamento da cirurgia e possíveis contraindicações.

Quais os tipos de cirurgia refrativa?

Preço de cirurgia refrativa

Lasik convencional

A cirurgia Lasik convencional é um procedimento oftalmológico em que uma pequena aba é criada na córnea, na parte frontal do olho.

O laser é usado para remodelar a córnea, corrigindo a forma irregular que causa o problema de visão.

Após a correção, a aba é reposicionada. Este procedimento é conhecido como LASIK (Laser-Assisted In Situ Keratomileusis) e é eficaz na melhoria da visão, permitindo que muitas pessoas reduzam ou eliminem a necessidade de óculos ou lentes de contato.

iLASIK (técnica mais moderna que o Lasik convencional)

Na iLASIK, o flap na córnea é criado com um laser de femtossegundo. Ele cria um corte preciso e controlado na córnea, em vez de usar um instrumento mecânico como na cirurgia convencional, o que resulta em uma aba mais precisa e uniforme.

A principal diferença entre o LASIK convencional e o iLASIK é o método de criação do retalho corneano, o que pode gerar melhores resultados também na recuperação e no pós-operatório.

PRK

A PRK foi a cirurgia a laser pioneira em correção de problemas refrativos.

Em vez de criar um retalho na córnea, como no LASIK, o cirurgião remove a camada superficial da córnea (epitélio) de forma controlada, por meio de uma técnica de raspagem. O procedimento é chamado de desepitelização da córnea.

Em seguida, um laser é usado para remodelar a córnea, corrigindo as imperfeições que causam os problemas de visão.

A camada superficial removida da córnea cresce de volta naturalmente.

Quais os benefícios da cirurgia refrativa?

A cirurgia de correção de problemas refrativos tem diversos benefícios, como:

• melhoria na qualidade de vida, sem depender de dispositivos de correção visual;
  • economia no longo prazo, já que evita gastos com óculos e lentes de contato;
  • recuperação rápida;
  • melhora na autoestima após a cirurgia;
  • expande o campo de visão periférico e melhora a visão panorâmica;
  • reduz a irritação que pode ser causada pelo uso frequente das lentes de contato.