Início > Blog > Otorrinolaringologia > Cirurgia de desvio de septo: como é feita, recuperação e cuidados

Cirurgia de desvio de septo: como é feita, recuperação e cuidados

A cirurgia de desvio de septo é uma condição que pode aliviar os desconfortos causados pela condição de desvio, que vão de dores de cabeça a dificuldades respiratórias.

A condição pode ser congênita ou adquirida após acidentes e traumas na região.

Este procedimento, muitas vezes necessário para restaurar a função nasal, envolve cuidados pré e pós-operatórios essenciais para garantir a segurança do paciente.

Quer saber como é feita a cirurgia de desvio de septo? Então acompanhe o conteúdo que preparamos!

O que é o desvio de septo?

O desvio de septo é uma deformidade formada na parede que separa as narinas, isto é, a parede formada por osso, cartilagem e mucosa.

Essa tortuosidade pode gerar incômodos, atrapalhando a respiração e causando congestão nasal, dores de cabeça, ronco, apneia do sono, sinusite e sangramentos.

Quais os tratamentos para desvio de septo?

A cirurgia é o procedimento mais comum para tratar o desvio de septo, mas nem sempre ela é necessária.

Quando o desvio é pequeno e não causa muitos prejuízos ao paciente, o otorrino pode avaliar se tem gravidade suficiente para ser tratado de forma cirúrgica.

Mas quando necessário, o procedimento é chamado de septoplastia, ocorrendo um reposicionamento do septo nasal no centro das narinas.

Se o paciente apresentar também o aumento do volume dos cornetos, comum em pessoas com rinite, junto à cirurgia de desvio de septo, também pode ser necessária a turbinectomia, isto é, a remoção de parte desses cornetos.

Quando é indicada a cirurgia de desvio de septo?

A septoplastia é indicada quando os sintomas gerados pelo desvio de septo causam prejuízo na qualidade de vida do paciente.

Além disso, ela é preferencialmente indicada para pacientes com mais de 16 anos de idade, pois antes deste período os septos ainda estão em crescimento.

No entanto, há exceções, quando há dificuldade respiratória devido ao desvio em crianças, ela também pode ser indicada por um especialista.

Quais os cuidados pré-operatórios?

  • Antes da cirurgia, o paciente geralmente passa por uma consulta com um otorrinolaringologista, que avaliará as características do desvio de septo;
  • Pode ser necessário realizar exames pré-operatórios para garantir que o paciente esteja em boas condições de saúde para a cirurgia;
  • Geralmente, é necessário ficar em jejum por um período de 8 horas antes da cirurgia.
  • Informar ao médico sobre todos os medicamentos que você está tomando, além de alergias a medicamentos;
  • Aparar os pelos do rosto e nariz;
  • Retirar brincos e piercings.

Como é feita a cirurgia de desvio de septo?

A cirurgia é feita com anestesia geral ou local, a partir de uma pequena incisão no nariz. O médico descola a mucosa da cartilagem e inicia a remodelação do septo.

O procedimento é de curta duração, podendo variar de 60 a 90 minutos e não costuma apresentar complicações. Por isso, o paciente recebe alta poucas horas depois ou no dia seguinte.

A finalização é feita com alguns pontos que, geralmente, são absorvidos naturalmente após alguns dias.

A estética do nariz muda com a septoplastia?

A cirurgia de desvio de septo não muda o nariz esteticamente, no entanto, é comum associá-la à rinoplastia, uma cirurgia de remodelação plástica.

Quanto tempo de recuperação de cirurgia de desvio de septo?

Geralmente, a cirurgia tem um tempo de recuperação que vai de uma a duas semanas, podendo variar de um paciente para o outro.

Neste período é recomendado que o paciente não faça esforços físicos, mas o período de repouso pode ser maior se juntamente for realizada a turbinectomia. 

Falaremos mais sobre isso no tópico abaixo, confira!

Quais os cuidados do pós-operatório da septoplastia?

Para uma boa recuperação da cirurgia de desvio de septo, existem algumas indicações. A principal delas é evitar fazer esforço e respeitar o tempo de repouso indicado pelo médico.

Quem trabalha com esforço físico, precisa esperar ao menos 15 dias para voltar ao trabalho, mas quando combinada com a turbinectomia, esse período sobe para pelo menos 30 dias.

O paciente também deve tomar cuidado ao espirrar, assoar e mexer no nariz, para evitar sangramentos após a cirurgia.

Outros cuidados são:

  • evitar comer alimentos muito quentes e tomar banhos com temperaturas altas;
  • tomar os medicamentos indicados pelo médico;
  • fazer lavagem nasal de maneira delicada, para ajudar a remover as crostas de sangue e secreção que costumam se formar nos dias que seguem a operação;
  • evitar exercícios físicos por pelo menos 30 dias.

Por fim, também vale lembrar que em alguns casos pode ser necessário a colocação do splint uma placa de silicone que ajuda a sustentar e corrigir a cartilagem.

Se utilizado, o splint é removido no consultório pelo médico cerca de sete dias após a cirurgia.

Quais os riscos da cirurgia de desvio de septo?

Os riscos que envolvem a cirurgia de desvio de septo são os mesmos que apresentam quaisquer outras cirurgias, além de:

  • hemorragias nasais;
  • perfurações no septo;
  • infecções;
  • complicações anestésicas.

Qual o valor de uma cirurgia de desvio de septo?

O preço da cirurgia de desvio de septo no Brasil, pode partir de valores que variam entre R$ 5 mil a R$ 30 mil. 

Estes valores, no entanto, não são definitivos e podem mudar conforme a região, a complexidade da cirurgia e a existência ou não de planos de saúde.

O CEMA Hospital tem equipes especializadas em otorrinolaringologia para tratar desvio de septo e orientar sobre quaisquer problemas da área. 

Recupere a qualidade de vida com a cirurgia de desvio de septo. Agende sua consulta agora mesmo e garanta o melhor cuidado para sua saúde!

Conclusão

A cirurgia de desvio de septo, chamada de septoplastia, surge como uma intervenção eficaz para aliviar sintomas associados a essa condição, que podem envolver obstrução nasal, dores de cabeça, dentre outros sintomas. 

Com uma abordagem centrada na saúde nasal, este procedimento requer alguns cuidados pré e pós operatórias, mas costuma ser uma operação que não apresenta grandes riscos ao paciente.

Para entender os detalhes da cirurgia e as condições particulares de cada caso, não deixe de consultar um otorrinolaringologista e melhore a sua saúde e qualidade de vida.

 

 

Data de Publicação : 16/01/2024