Início > Blog > Otorrinolaringologia > Água gelada e garganta inflamada: o que você precisa saber

Água gelada e garganta inflamada: o que você precisa saber

Água gelada faz mal para garganta inflamada: mito ou verdade?

Essa é uma dúvida comum, principalmente entre pessoas que enfrentam desconfortos na garganta.

Enquanto alguns acreditam que sim, água gelada faz mal para garganta inflamada e consumir bebidas nesta temperatura pode agravar a inflamação, outros afirmam que não há relação direta entre a temperatura da água e a dor de garganta.

Neste texto, vamos explorar os mitos e verdades sobre a ingestão de água gelada e sua influência na garganta inflamada.

Também abordaremos cuidados importantes ao consumir bebidas geladas quando se está com a garganta inflamada e oferecemos dicas úteis para aliviar o desconforto.

agua-gelada-faz-mal-para-garganta-inflamada

Afinal, água gelada faz mal para garganta inflamada?

Não é verdade que água gelada faz mal para garganta inflamada, pois nenhum estudo comprovou que a água nesta temperatura agrava a inflamação na garganta.

Essa sensação de desconforto pode ocorrer porque bebidas geladas podem causar uma dor momentânea ou irritação, especialmente se a garganta já estiver sensível, então, é um mito que água gelada faz mal para garganta inflamada.

Neste sentido, vale ressaltar que pessoas com amigdalite ou faringite, por exemplo, podem sentir mais alívio com líquidos mornos ou em temperatura ambiente.

No entanto, a água gelada em si não piora a inflamação.

Em todo caso, é mais importante manter-se hidratado e escolher bebidas que proporcionem conforto.

Mitos e verdades sobre gelado e garganta inflamada

Agora que você já sabe que é um mito a afirmação de que água gelada faz mal para garganta inflamada, é hora de ficar por dentro de outros pontos sobre gelado e garganta inflamada.

Isso porque a relação entre o consumo de alimentos e bebidas geladas e a inflamação na garganta é frequentemente cercada por mitos.

Embora o principal seja a afirmação de que água gelada faz mal para garganta inflamada, existem outras diversas crenças de que o frio pode piorar uma garganta inflamada.

Mas é importante separar fatos de especulações para adotar práticas de cuidado mais eficazes.

Bebidas geladas no geral devem ser evitadas

Embora não haja evidências científicas robustas que demonstrem que bebidas geladas agravam a inflamação da garganta, muitas pessoas relatam desconforto ao consumir líquidos frios.

Isso pode estar mais relacionado à sensibilidade temporária da garganta do que a um agravamento real da inflamação.

Em alguns casos, a sensação de dor de garganta pode ser intensificada por um choque térmico, especialmente se a garganta estiver muito sensível.

Por isso, muitos preferem evitar bebidas geladas quando estão com a garganta inflamada para evitar qualquer desconforto adicional.

Tomar sorvete piora a garganta inflamada

Assim como o mito de que água gelada faz mal para garganta inflamada é muito conhecido, o sorvete também é visto como um vilão quando alguém está nessas condições.

Embora seja um alimento gelado, o sorvete pode, na verdade, proporcionar um alívio temporário para a dor de garganta devido à sua textura suave e propriedades anestésicas.

No entanto, se o sorvete contiver muitos aditivos ou açúcares, pode causar irritação adicional ou contribuir para uma inflamação persistente.

Então, para quem tem garganta inflamada, o ideal é optar por sorvetes com menos açúcar e ingredientes naturais, consumidos com moderação.