Perda Auditiva
Pode ocorrer de forma parcial ou total, em um ou nos dois ouvidos. Existem três tipos de perdas auditivas: a condutiva, a neurossensorial e a mista. Quando o som não pode ser transmitido normalmente através do canal auditivo ou do ouvido médio para a cóclea, temos um caso de deficiência auditiva condutiva. A perda neurossensorial ocorre no ouvido interno quando as células ciliadas e os condutores nervosos sofrem alguma deteriorização, impedindo que os sinais do ouvido cheguem ao cérebro. As perdas auditivas causadas por fatores condutivos e neurossensoriais são conhecidas como perdas mistas.
Causas
A perda auditiva condutiva pode ser causada por rolhas de cera, otite externa, tumores, problemas de membrana timpânica e de cadeia ossicular. A perda neurossensorial pode ser causada por infecções virais, labirintite, danos nos nervos auditivos, ruídos ou uso de alguns medicamentos. A perda auditiva mista associa ambas as causas. Pessoas com idade mais avançada podem apresentar problemas de audição.
Sintomas
Zumbidos, falar muito alto e pedir constantemente para repetir o que foi dito.
Prevenção
Consultar um otorrinolaringologista periodicamente.
Tratamentos
Na maioria das vezes, quando atinge o ouvido externo e ouvido médio , o tratamento é clínico ou cirúrgico. Quando o ouvido interno é atingido, a perda auditiva é quase sempre irreversível, sendo necessária uma prótese acústica.
Exames
Audiometria
Cirurgias
As cirurgias do ouvido externo e médio são feitas com microscópio, viabilizando a correção de defeitos. A colocação de prótese acústica é um procedimento eficiente. As próteses são estéticas e minúsculas.