O Hospital
Institucional

O CEMA foi fundado em 15 de novembro de 1975 por Ângelo Aquino, que foi gerente de Manutenção da Companhia de Cigarros Souza Cruz, sua esposa, a técnica de contabilidade Francisca Barreta Aquino, e por seus filhos, os médicos Guido Aquino, Antonio Aquino Neto e Roberto Aquino. A então clínica médica,impecável para os padrões da época, foi construída em parte da área onde hoje está instalado o Hospital, no bairro da Mooca, na capital paulista, em terreno pertencente à família.

Guido, graduado pela 1ª turma da Faculdade de Medicina de Santos, e o caçula Roberto, formado na Faculdade de Medicina de Mogi das Cruzes, são oftalmologistas. Antonio, também da 1ª turma da Medicina de Santos, é otorrinolaringologista. Em razão das especialidades dos irmãos Aquino, o Hospital adquiriu a vocação para o atendimento médico em olhos, ouvidos, nariz e garganta. Sem recorrerem a especialistas em Marketing, intuitivamente focaram o negócio em oftalmologia e em otorrinolaringologia, tendo como vantagens competitivas o respeito ao cliente e o investimento continuado na qualificação do corpo clínico.

Evolução da marca - Quando de sua fundação, a clínica chamava-se Centro Médico Aquino, iniciais que formam a sigla CEMA. No final da década de 80, os fundadores incluíram ao nome CEMA o complemento "Centro de Medicina Avançada." Mas o que se institucionalizou efetivamente no mercado, sobretudo na região leste da cidade, foi simplesmente a marca CEMA, transformando-se em referência no tratamento de olhos, ouvidos, nariz e garganta. Por isso, quando na década de 90 a unidade se expandiu para um moderno hospital especializado, a denominação adotada foi Hospital CEMA hoje conhecido nacionalmente pela excelência de sua prestação de serviços.

Consultórios segmentados por especialidades
O Hospital CEMA conta com o mais completo ambulatório (vários consultórios juntos) em sua área de atuação, atendendo a consultas com hora marcada, com pacientes associados de planos de saúde, além de uma parcela de clientes particulares.

Pronto-Socorro com atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana
Trata todos os casos de urgência ou emergência em olhos, ouvidos, nariz e garganta. A qualidade do corpo clínico, integrado por cerca de 250 médicos, associada à eficiência de um Centro de Diagnósticos que realiza praticamente todos os exames de oftalmologia e otorrinolaringologia necessários, garante atendimento seguro ao paciente.

Centro Cirúrgico moderno e equipado com a melhor tecnologia disponível
No que se refere a cirurgias, o Hospital CEMA também se destaca. Com capacidade instalada para 110 leitos, ele tem um moderno centro cirúrgico onde são realizados cerca de 1.500 procedimentos por mês. O esforço dirigido para a satisfação dos clientes é o desafio que estimula dirigentes, médicos, enfermeiros e funcionários na busca do aprimoramento contínuo.