Especialista alerta para cuidados com os olhos no verão

Assim como a pele, os olhos também precisam de proteção nos dias ensolarados.

Basta aparecer um raio de sol para os óculos escuros saírem da caixinha, principalmente no verão. Nessa época, a incidência de raios ultravioleta (UV) é mais intensa, por isso é muito importante cuidar dos olhos. A alta exposição aos raios solares pode desencadear uma série de doenças que prejudicam a visão.

A exposição exagerada ao sol, durante muito tempo, é um dos fatores que podem ajudar a desenvolver doenças como catarata e câncer. Em curto prazo, queimaduras e inflamações na córnea podem causar lesões graves nos olhos.

De acordo com o Dr. Leonardo Marculino, oftalmologista do Hospital CEMA, no verão os olhos exigem cuidados simples, fazendo da prevenção um grande aliado da visão. “O ideal é proteger os olhos contra os raios ultravioleta, e a melhor forma de fazer isso é usando óculos de sol de qualidade. Além disso, ninguém deve olhar diretamente para o sol, em hipótese alguma. Existem equipamentos apropriados para isso”. Em dias com pouco sol, um chapéu já serve como cuidado preventivo.

Quem usa lente de contato também deve ter muita atenção: algumas já possuem filtro UV, mas isso não isenta da necessidade de usar os óculos escuros. “Algumas lentes específicas já têm um grau de proteção contra os raios UV, mas é importante proteger os olhos com óculos que possuam lentes que tenham 100% de proteção”, ressalta Marculino.

É importante que as pessoas fiquem atentas aos cuidados com os olhos não só durante a exposição intensa ao sol, considerando que os raios UV estão presentes ao longo do ano todo com maior ou menor intensidade. As armações com lentes fotossensíveis podem ser uma opção para dias em que o sol está entre nuvens, por exemplo, já que as radiações conseguem ultrapassar as barreiras e chegam aos olhos da mesma forma, e este tipo de lente ajusta a quantidade de luz que chega aos seus olhos.

Data de Publicação : 01/05/2017