Mau uso da maquiagem pode prejudicar a visão

Especialista alerta para os riscos do excesso ou falta de cuidado na utilização

Nove entre dez mulheres amam. Em maior ou menor grau, todas elas concordam: maquiagem deixa mesmo a aparência melhor. No entanto, pouca gente sabe que o uso constante desse item feminino pode causar problemas na visão. “Dependendo da qualidade e da composição, pode influenciar no filme lacrimal. Além de ocasionar irritação, sensação de areia nos olhos e vermelhidão”, explica a oftalmologista especialista em Plástica Ocular e Vias Lacrimais do Hospital CEMA, Rita de Cássia Obeid. Ela detalha ainda que alguns acessórios devem ser usados com cuidado.
 
“A maneira como o Curvex é utilizado pode danificar o cílio, fragilizando e facilitando a quebra deles. Vale lembrar que os cílios têm uma importante função protetora. Eles funcionam como barreira, dificultando que micro-organismos entrem no globo ocular. Já o adesivo utilizado na colocação de cílios postiços e o delineador podem ocasionar os mesmos problemas da maquiagem incorreta ou excessiva”, diz a especialista.
 
Já no caso da maquiagem definitiva, que funciona como uma espécie de tatuagem na pele, a médica explica que ela fará mal, principalmente, se houver má técnica na aplicação. Quando feita de modo incorreto, no caso de falhas médicas ou acidentes, pode levar ao aparecimento de úlceras e cicatrizes, o que pode comprometer a qualidade da visão. Outra desvantagem é que, por se tratar de uma técnica que causa trauma, pode lesar o ponto lacrimal, alterando a drenagem da lágrima, ocasionando lacrimejamento.
 
A especialista esclarece que pessoas com doenças como síndrome do olho seco e blefarite devem evitar maquiagem em excesso, pois pode ocorrer piora do quadro, com episódios mais recorrentes de ardor, sensação de areia, vermelhidão, entre outros. Além disso, é necessário seguir algumas recomendações para evitar problemas oculares. “Evite maquiagens emprestadas, pois elas podem causar doenças transmitidas pelo contato, como conjuntivite viral ou bacteriana. Observe sempre a validade, se os cosméticos são antialérgicos, pois são menos irritativos e use demaquilantes para limpar a região”.

No entanto, mulheres, não precisam se assustar: o uso ocasional e pontual de maquiagem está liberado. Esse item continua mais que bem-vindo no nécessaire.

Data de Publicação : 31/10/2016