Como você cuida do seu coração?

Hábitos sedentários contribuem para aumentar em até 30% as mortes por doenças do coração
Os números da Organização Mundial da Saúde (OMS) já são conhecidos dos cardiologistas, mas não deixam de impressionar. O coração é responsável por 30% das mortes no mundo e faz 300 mil vítimas fatais por ano no Brasil. E, o que é pior, a expectativa é de que esse número se multiplique até 2040.


Segundo o Dr. Carlos Alberto Pastore, chefe do Centro de Cardiologia do Hospital CEMA, a maioria das doenças do coração está associada a um estilo de vida inadequado, como alimentação irregular, apressada e pouco saudável, à falta de exercícios físicos e ao cigarro. “Hoje as pessoas comem mal e dormem mal. O coração sente o impacto desse estilo de vida moderno e mudar esses hábitos é o primeiro passa para evitar até 80% das doenças cardíacas”, alerta o especialista.

Para conscientizar as pessoas sobre a importância de uma vida saudável para o coração, a World Heart Federation celebra o Dia Mundial do Coração no dia 29 de setembro, desde o ano 2000. A iniciativa é um alerta para a adoção de um estilo de vida mais favorável ao coração com medidas acessíveis, tais como:

1)     Avaliar a pressão arterial e índices de colesterol e açúcar no sangue com orientação médica

2)     Reduzir o consumo de gorduras saturadas e açúcar

3)     Praticar exercícios físicos 3 vezes por semana durante pelo menos 30 minutos por dia

4)     Evitar o excesso de bebidas alcoólicas e cigarro

5)     Baixar a adrenalina do dia a dia com pequenos intervalos de relaxamento, soneca se possível, meditação, etc.
Data de Publicação : 29/09/2017